A cultura afro-brasileira vai marcar presença na Micareta de Feira de Santana 2025. Entre os dias 1º e 4 de maio, 14 entidades culturais de matrizes africanas irão desfilar pelas avenidas da cidade com apoio do Programa Ouro Negro, iniciativa da secretaria estaduais de Cultura (SecultBA) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) que financia a participação de blocos afros, afoxés, sambas, reggaes e blocos de índios em festas populares e no Carnaval do estado.
A ação integra o investimento de R$26 milhões destinados pelo Governo do Estado à infraestrutura da Micareta, sendo R$7,5 milhões aplicados diretamente na contratação de atrações artísticas, no apoio aos blocos afro e na instalação de um palco especial para artistas locais, o Palco Bel da Bonita, homenagem a esse ícone da música feirense.
“A presença do Ouro Negro na maior micareta do país reforça nosso compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e com a democratização do acesso ao festejo. Feira de Santana é território de resistência, de ancestralidade e de celebração da nossa diversidade. É uma satisfação garantir que os blocos afros ocupam o espaço que é deles por direito”, destacou o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.
Na programação deste ano, destacam-se os desfiles dos blocos Flor de Ijexá, que completa 44 anos de história celebrando a tradição afro, e o Quilombo, primeira agremiação de reggae a desfilar na Micareta de Feira. Está programado, ainda, o desfile da Escola de Samba Brasil Meu Samba, que promete invadir a avenida com sua comissão de frente e alas de fantasias.
“Mais do que entretenimento, o Ouro Negro promove reconhecimento e inclusão. Ao apoiar essas manifestações, o Governo do Estado contribui para manter viva a memória e a identidade dos povos de matriz africana. É uma política pública que celebra a arte, o pertencimento e a liberdade de expressão”, reforça Bruno Monteiro.
PRÉ-MICARETA – A festa já começou com a pré-micareta nos distritos de São José e Ipuaçu, organizada pelo Governo do Estado, no último fim de semana. O esquenta levou artistas como Tony Salles, Paula Sanffer, Gelmix, Cescé Amorim, Belito e Theuzinho a comunidades localizadas a cerca de 15 quilômetros do centro de Feira de Santana.
Confira a programação completa dos blocos apoiados pelo Programa Ouro Negro:
Sexta-feira – 02 de maio
16h – Bloco Afro Muzembela
17h – Afoxé Filhos de Oxalá
18h – Afoxé Filhos de Ogum
19h – Afoxé Filhos de Nanã
Sábado – 03 de maio
14h – Bloco Os Nagôs
14h30 – Bloco Afro Sorriso Negro
15h – Cortejo Moviafro
16h – Bloco Afro Flor de Ijexá
17h30 – Bloco Afro Feira Axé
18h – Escola de Samba Nativos de Feira
19h – Escola de Samba Brasil Meu Samba
20h – Bloco Quilombo (Reggae)
Domingo – 04 de maio
15h – Bloco Afropop Tambores Urbanos
16h30 – Grupo de Samba de Roda Quixabeira da Matinha