Prefeitura inicia vacinação contra a gripe e reforça chamado para o público elegível

Prefeito e o secretário de Saúde acompanharam a abertura da vacinação no Dispensário Santana

Foto: Secom

Dona Maria Barbosa Rodrigues, 72 anos, foi a primeira idosa a receber a dose da vacina contra a Influeza na abertura antecipada da campanha, nesta segunda-feira (31), na Unidade Básica de Saúde da Família (USF) Dispensário Santana. Moradora do Jardim Acácia, a aposentada falou da importância da vacina para a sua saúde.

“Estarei protegida contra a gripe. Agradeço a Deus e a vocês todos. Minha mensagem é: procurem um local para receber a vacina e sintam-se tranquilos e felizes com o pensamento de esperança sempre”, disse dona Maria Barbosa. A campanha foi aberta pelo prefeito José Ronaldo e secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.

O gestor da pasta, que também é médico, ressaltou que a vacina além de proteger contra a gripe, reduz os casos de agravamento da doença, as internações e óbitos. “Também diminui a disseminação do vírus na nossa cidade”, acrescentou.

Rodrigo Matos reforçou o chamado para o público elegível comparecer às unidades de saúde para garantir a imunização. “A vacina é 100% segura e salva vidas. Por isso fazemos esse chamado especial para as pessoas que compõem o público alvo a comparecer em uma das salas 133 salas vacinas disponíveis na nossa rede para garantir sua dose de proteção”, afirmou.

O secretário de Saúde disse ainda que, embora a campanha nacional contra a gripe está prevista para iniciar no dia 7 de abril, o Município se antecipou para agilizar a imunização do público alvo – pessoas mais vulneráveis à complicações da gripe.

UM ATO DE AMOR
“Recebemos as primeiras doses e já vamos garantir a proteção das pessoas. Porque quanto mais rápido iniciarmos a vacinação, mais cedo as pessoas estarão protegidas. Vacinação é um ato de amor, de responsabilidade e acolhimento”, disse Rodrigo Matos.

A vacina é destinada a crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos, gestantes e pessoas acima de 60 anos – grupos que entraram para o Calendário Nacional de Vacinação.

Ainda os grupos prioritários que são os trabalhadores de saúde, puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, professores, forças de segurança, de salvamento e armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, indígenas e trabalhadores dos Correios.

Gestora do Dispensário Santana, Irmã Rosa, que completa 82 anos em novembro, expressou sua gratidão e a emoção em receber a vacina. “Esse momento é a expressão da bênção de Deus na vida do povo. Nunca cansei de fazer o bem. E o meu recado a todos é: a vacina faz bem e não tenham medo em receber”, falou a religiosa após ser vacinada pelo secretário Rodrigo Matos. “Mãos de anjo”, brincou ela.

Em Feira, foram disponibilizadas 19.430 doses, o que representa 6% do quantitativo total. A estimativa é vacinar 323.785 pessoas – a meta é atingir, pelo menos, 90% dos grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.

O prefeito José Ronaldo externou a importância da vacinação e reforçou o convite às pessoas comparecerem a uma das salas de imunização. “Convido todo o povo de Feira de Santana, que se enquadra no esquema vacinal, que tomem a vacina. Ela é importante para a saúde, previne a gripe. Não deixo de receber a minha dose logo no primeiro dia”.

A aplicação da vacina está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Feira de Santana, entre 8h e 16h.

Para ter acesso é necessário levar documento de identidade, cartão do SUS, caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Também acompanharam o vice-prefeito, Pablo Roberto, o presidente da Câmara, Marcus Lima, demais secretários municipais e vereadores.

As informações são da Secom