Quem nunca sonhou em passar o São João em Cruz das Almas? O município do Recôncavo Baiano é um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos na Bahia. Neste ano, a festa está marcada para acontecer entre os dias 19 e 24 de junho, prometendo atrair milhares de turistas e moradores.
A cidade vive intensamente o clima junino. Durante todo o mês de junho, Cruz das Almas se transforma para receber visitantes da Bahia, do Brasil e até de outros países. Ruas enfeitadas com bandeirolas coloridas e decoração temática, mesas fartas com pratos típicos à base de milho, amendoim e laranja, além de muito forró garantem o charme especial do evento.
A programação musical do São João de Cruz 2025 no Circuito Luiz Gonzaga, que é o circuito principal da festa na cidade, com shows durante a noite, acontecerá de 20 a 24 de junho, contará com grandes nomes do forró e do sertanejo, como: Wesley Safadão, Simone Mendes, Lauana Prado, Nattan, Natanzinho Lima, Leonardo, Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Léo Foguete e Santanna, O Cantador. A grade completa foi divulgada nesta quarta-feira (26), num evento exclusivo para imprensa de todo o estado, num restaurante em Salvador.
Com uma mistura de tradição e inovação, o São João de Cruz tornou-se, indiscutivelmente, uma das maiores e mais bem organizadas festas juninas do Brasil, movimentando a cultura, a economia e o turismo da região. A expectativa é alta, e a cidade se prepara para receber todos de braços abertos e com muito arrasta pé!
Confira a programação completa:
DIA 20 DE JUNHO
Natanzinho Lima
Leonardo
Chambinho do Acordeon
Forrómetal
Will Coelho
Breno Ferreira
DIA 21 DE JUNHO
Simone Mendes
Mari Fernandez
Zé Vaqueiro
Acarajé com Camarão
Rasga Tanga
Sarapatel com Pimenta
DIA 22 DE JUNHO
Xand Avião
Launa Prado
Vitor Fernandes
Dorgival
Fábio Carneirinho
Felipe Ramos
DIA 23 DE JUNHO
Wesley Safadão
Santanna, O Cantador
Eric Land
Danniel Vieira
Jefinho Dias
Deu Xote
DIA 24 DE JUNHO
Nattan
Tarcísio do Acordeon
Léo foguete
Toque dez
Alcymar Monteiro
Megaestrutura
O São João de Cruz acontece em uma megaestrutura montada no Circuito Luiz Gonzaga, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Coplan. Desde 2022, a organização da festa adotou um conceito inspirado em grandes festivais de música para atrair ainda mais visitantes e fortalecer a tradição junina.
Planejado para oferecer conforto e segurança ao público, o espaço tem mais de 20 mil metros quadrados, onde serão instalados dois palcos para apresentações intercaladas, duas praças de alimentação, barraquinhas de comidas e bebidas, food trucks, camarote privado, posto de saúde e estandes interativos.
O circuito conta ainda com piso intertravado, segurança reforçada, videomonitoramento e detectores de metais, tornando Cruz das Almas um dos destinos mais seguros para curtir o São João na Bahia, segundo a Polícia Militar e a Polícia Civil da Bahia.
Valorização da Cultura e da Tradição
O São João de Cruz é mais do que uma festa, é uma experiência cultural. A cidade inicia as comemorações juninas já no dia 31 de maio, com a abertura oficial da temporada de festas. Neste dia acontecerá o evento Vem São João, na Praça Senador Temístocles, com apresentações culturais, quadrilhas, grupos musicais e uma queima de fogos simbólica. Em seguida, a festa continua no Esperando o São João, que também ocorre na mesma data, pela noite, na Rua Rio Branco, com shows de artistas locais e regionais.
Para quem deseja curtir a festa durante o dia, o Circuito Oton Silva, na Praça Senador Temístocles, oferece uma experiência para toda a família. A programação acontecerá entre os dias 19 e 24 de junho, com músicos e manifestações culturais cruzalmenses se apresentando desde a manhã. O espaço contará com decoração temática, ambientes instagramáveis, feiras de agricultura familiar e artesanato, além de mais de dezenas de atrações musicais.
Já para as crianças, o Arraiá do Laranjinha contará com apresentações de quadrilhas juninas escolares, brincadeiras e comidas típicas, também na Praça Senador Temístocles. O evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho, das 9h às 12h e 14h às 17h.
Novidade implementada no ano passado, o Circuito Murilo Sena acontecerá durante dois dias na Rua Rui Barbosa, também conhecida como Rua da Estação. O espaço funciona como uma matinê junina com apresentações musicais e manifestações culturais, ampliando ainda mais as opções para o público.
Além de tudo isso, mais de 15 blocos juninos animarão as ruas de Cruz das Almas ao longo dos dias de festa, resgatando a tradição cultural e consolidando a cidade como um verdadeiro polo dos festejos de São João na Bahia.
Encerrando o mês de festas, a tradicional celebração de São Pedro, chamada de Casamento do Seleão, acontecerá no final de semana seguinte ao São João, nos dias 28 e 29 de junho na Praça Seleão, no bairro Coplan. Neste ano, a festa celebrará sua 30ª edição.
Incentivo à economia
O São João de Cruz é um dos principais motores econômicos da região. Em 2024, a Prefeitura de Cruz estimou que a festa movimentou mais de R$ 50 milhões em toda a cadeia produtiva do município, incluindo a agricultura familiar.
Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, os festejos juninos simbolizam o que há de melhor na cidade. “A população espera o ano inteiro por esse momento, não só para curtir a festa, mas também porque é um período de muitas oportunidades. Do pequeno produtor rural até os artistas locais que também se apresentam no arraiá ou em outros eventos juninos, todos são beneficiados com a geração de renda da época”, comentou.
Os números da edição do ano passado impressionam:
– Crescimento de mais de 50% nas vendas do comércio local;
– Ocupação hoteleira em 100%, com aumento de mais de 30% nos aluguéis de imóveis por temporada;
– Geração de mais de 2.000 empregos temporários, representando um crescimento de 50% em relação ao ano anterior;
– 500 mil pessoas durante os festejos juninos, com uma média de 90 mil por dia no Circuito Luiz Gonzaga.
– Recorde de mais de 106 mil pessoas no circuito da festa, segundo a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, superando as festas de Salvador, Irecê, Jequié e Serrinha.